Feira de Santana, Bahia – A Secretaria Municipal de Agricultura anunciou na última sexta-feira (27), por meio do Diário Oficial do Município, o chamamento público para o credenciamento de caminhões-pipa destinados à Operação Carro-Pipa. Essa operação é responsável pelo abastecimento de água potável na zona rural do município.
Diante da pior seca enfrentada nos últimos 40 anos, os prestadores de serviço credenciados serão acionados com a máxima urgência. A Prefeitura de Feira de Santana emitiu recentemente um decreto de situação de emergência, agilizando as ações para atender a população rural.
Segundo o Secretário de Agricultura, Pedro Américo, a preparação para este momento crítico já estava em curso. “Nós nos preparamos para esse momento, já sabíamos que seria uma das maiores secas de todos os tempos. Estamos ainda na primavera e a Prefeitura se preparou para esse momento.”
A Secretaria de Agricultura tem mantido um diálogo constante com a população rural para assegurar que todas as solicitações de distribuição de água sejam atendidas rapidamente. A chegada de novos carros-pipa será crucial para os distritos de Feira de Santana.
Após o processo de credenciamento, tanto pessoas físicas quanto jurídicas com caminhões-pipa podem procurar o departamento de licitações para regularizar o abastecimento das residências. O prazo estimado para essa regularização é de dez a quinze dias.
O secretário concluiu destacando a importância da ação: “Esse é o movimento que estamos fazendo para que não deixemos as pessoas sem água potável. Estou muito otimista com esse processo, porque de fato foi em tempo recorde, por conta do planejamento anterior que a secretaria fez e estimo que de fato esse prazo que a gente vai ter para que, quem tem o carro-pipa possa se credenciar e a prefeitura fazer o contrato. Estamos atentos a situação e abertos para receber as pessoas e as demandas.”
Para facilitar as solicitações de abastecimento de água por carros-pipa na zona rural de Feira de Santana, a população agora conta com um contato exclusivo: (75) 99919-6153, diretamente com a Secretaria de Agricultura.