Por onde anda Aécio Neves ?

WhatsApp-Image-2023-07-02-at-15.07.45

Após seu desaparecimento dos holofotes da mídia Brasileira, o nome do político tucano Aécio Neves ganha destaque dentro do PSDB como uma possível opção para disputar o governo de Minas Gerais nas próximas eleições, previstas para ocorrer em 2026. Aécio já começou a ser mencionado dentro do partido ainda em 2022, e há um plano em andamento para fortalecer seu nome e viabilizá-lo como candidato.

Para impulsionar sua candidatura ao governo, o PSDB também busca costurar um nome de peso para concorrer à Prefeitura de Belo Horizonte, o que poderia contribuir para fortalecer Aécio como candidato ao governo estadual.

Aécio Neves sempre figura entre os possíveis candidatos a cargos majoritários. Ele foi eleito governador de Minas Gerais em 2002 e reeleito em 2006. Em 2010, conquistou a maior votação do estado ao se eleger senador. Em 2013, foi escolhido para presidir o PSDB e, no ano seguinte, concorreu à Presidência da República, perdendo a disputa para Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores.

Após isso, Aécio voltou à Câmara dos Deputados, sendo eleito para seu quinto mandato em 2018, e reelegeu-se para o sexto mandato nas eleições de 2022. Vale destacar que o político mineiro já havia sido eleito deputado federal em 1987, marcando sua trajetória política.

Aécio Neves enfrentou um leve desgaste com denúncias decorrentes da Operação Lava Jato, mas que não avançaram. Em 2017, ele foi afastado do Senado por acusações de corrupção, retornando posteriormente ao cargo. Em 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou uma denúncia de recebimento de propina por parte de Aécio Neves, referente a obras de hidrelétricas em Rondônia, e a Procuradoria-Geral da República (PGR) também defendeu o arquivamento do caso em agosto de 2022.

Embora tenha enfrentado controvérsias em sua carreira política, Aécio Neves busca se reposicionar e construir uma trajetória rumo à disputa pelo governo de Minas Gerais, com o objetivo de retomar protagonismo na política estadual.