Os festejos em homenagem a Senhora Sant’Ana, padroeira de Feira de Santana, começam nesta quarta-feira (17) e se estendem até o dia 25 de julho, culminando com uma procissão no dia 26 de julho, Dia de Sant’Ana e Dia dos Avós.
A celebração do Novenário Solene, que antecede o grande dia, contará com uma série de atividades religiosas e culturais na Catedral de Sant’Ana. Todas as noites, a partir das 19h30, serão realizadas celebrações com a participação de diversas comunidades, inclusive de outros municípios. A abertura será marcada pela presença do padre Abel Pinheiro, pároco da Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, que já teve uma passagem significativa pela Paróquia da Catedral de Sant’Ana.
A primeira noite terá como tema “Oração: a força de uma presença” e homenageará as “Mães que Oram”, a Pastoral Litúrgica, a Acolhida, o Ministério de Catequistas, os Ministros Extraordinários da Comunhão, o Coral Vozes da Catedral, que celebra 10 anos de participação na festa de Sant’Ana, Grupos de Canto, Conselhos Paroquiais e Funcionários. As Paróquias da Forania I, como o Santuário Senhor dos Passos, o Santuário Santo Antônio, Cristo Redentor, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Carmo e São João XXIII, também serão homenageadas.
Na manhã desta quarta-feira, os últimos ajustes estavam sendo realizados tanto na área interna quanto na externa da praça, onde quermesses com atrações locais acontecerão após o Novenário. Este ano, um painel de LED será instalado na área externa da Catedral para que os fiéis possam acompanhar a celebração, garantindo uma melhor visibilidade e participação de todos.
A comissão de festa está empenhada em proporcionar uma celebração inesquecível e convida toda a comunidade a participar deste momento de fé e devoção em homenagem a Senhora Sant’Ana.