Pela primeira vez desde o início da pandemia em 2020, a cidade de Feira de Santana alcançou um marco importante: há mais de três meses não são registradas mortes relacionadas à Covid-19. A informação foi divulgada pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.
O último óbito decorrente da doença foi notificado em 31 de março deste ano, evidenciando um período significativo sem registros fatais. Além disso, o balanço mensal revelou uma redução nos casos da doença. Em maio, foram registrados 138 casos positivos, enquanto em junho esse número diminuiu para 73, representando uma queda de 47%.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, atribui essa conquista ao avanço da vacinação, que tem contribuído para a diminuição das internações e complicações relacionadas à Covid-19 no município. Correia ressalta a importância de completar o esquema vacinal e manter os cuidados de prevenção, mesmo com o controle dos casos.
A Prefeitura de Feira de Santana continua intensificando a vacinação e a testagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) de segunda a sexta-feira. Além disso, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais oferecem exames RT-PCR e testes de antígeno gratuitos diariamente.
As informações foram fornecidas pela Secretaria de Comunicação Social.